As últimas projeções divulgadas pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) refletem em carne uma demanda mundial recorde de 3,9 milhões de toneladas
Em seu último relatório, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) mudou radicalmente seus números, passando de mostrar uma contração das importações da China a se posicionar em um crescimento anual que o leva a uma cifra recorde de compras de 3,9 milhões de toneladas de carne bovina, cerca de 450.000 a mais que as previstas em sua estimativa de abril passado. Na comparação interanual, a demanda do gigante asiático passaria de cair 127.000 toneladas anuais a crescer, segundo esta última projeção, cerca de 323.000 toneladas este ano.
O Rosgan lembrou, em um relatório, que três meses atrás o USDA refletia um cenário muito diferente, “com desaceleração na demanda de carne bovina que o levava a retroceder os volumes importados abaixo do registrado em 2022 e 2023″.
“Este cenário baseava-se em parte na abundante oferta de carne que acumulava internamente, mas também na necessidade de os consumidores locais buscarem proteínas mais baratas”, disseram na entidade.
Desse modo, embora a participação da China nas importações mundiais tivesse aumentado rapidamente de 2018 a 2022, “o USDA previa pelo segundo ano uma estagnação e posterior queda em sua participação, visão que reverte neste último relatório ao retomar a trajetória de crescimento que o levaria a concentrar cerca de 36% do comércio mundial”.
Outra das grandes mudanças que se apresenta este ano, e que neste último relatório continua se confirmando, “é o crescimento na demanda externa de carne bovina por parte dos Estados Unidos”. Neste caso, “o aumento se dá por uma sólida demanda interna em meio a um processo de contração de seu rebanho que o leva a reduzir sua produção local até o nível mais baixo desde 2018, aumentando em consequência sua demanda externa a quase 1,9 milhão de toneladas, mais de 20% nos últimos dois a três anos”.
“Em suma, o crescimento das compras externas por parte destes dois países, China e EUA, gera um incremento na demanda mundial de mais de 500.000 toneladas anuais, alcançando em ambos os casos cifras recordes de 3,9 e 1,9 milhão de toneladas, respectivamente. Do lado da oferta, tanto o Brasil como a Austrália, a Argentina e a Nova Zelândia, os cinco principais exportadores mundiais junto aos EUA, também se perfilam para alcançar cifras recordes neste 2024”, indicaram.
No caso do Brasil, o USDA prevê que suas exportações alcancem este ano 3,3 milhões de toneladas, 370.000 a mais que o estimado em abril, fortalecendo assim seu posicionamento como principal fornecedor mundial de carne bovina com um aporte de 25,5% do comércio mundial.
Por sua vez, para a Austrália, já novamente firmada como a segunda maior fornecedora, prevê para este ano exportações de 1,79 milhão de toneladas, cerca de 85.000 a mais que as estimadas em abril, mas 230.000 acima do exportado no ano anterior, alcançando 14% do comércio mundial.
Da mesma forma, para a Argentina, ainda com uma menor produção projetada para este ano, o USDA mostra uma ligeira correção nas exportações anuais, sustentando um crescimento de quase 8% ao ano (a 950.000 toneladas) às custas de uma queda no consumo local.
Enquanto isso, para a Nova Zelândia, assim como para os demais países, exceto a Argentina, o aumento de suas exportações está sustentado por um crescimento de seu saldo exportável por maior produção local.
Em suma, a BCR assinalou que, “enquanto para a Oceania (Austrália e Nova Zelândia) esse crescimento lhe permite recuperar lentamente sua participação no mercado mundial, para os países da região (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai) significa aumentar sua presença no mercado mundial, posicionando-se como a principal região fornecedora de carne bovina, chegando a abastecer 40% das exportações globais”.
“Isso explica a forte competição que vem sendo registrada nos países da região por causa da abundante oferta que vêm despejando no mercado nos últimos anos. É esperável que daqui em diante essa tendência também comece a se reverter, ao convergirem praticamente todas essas origens em uma fase de maior retenção de animais e paulatina reconstrução de seus estoques, após a forte extração de gado que vem sendo registrada, em especial, durante o último ciclo”, indicaram no órgão rosarino.
“No caso da Argentina, após um ano de forte liquidação por causa da seca, o abate já começou a cair. Os dados do primeiro semestre confirmam uma redução de 10% interanual no abate de animais enquanto que, não havendo limitações severas do ponto de vista climático, essa tendência de menor abate deveria continuar durante a segunda metade do ano, consolidando mais firmemente essa fase de reconstrução durante grande parte de 2025″, finalizaram.
LINK: La Nación
